sábado, 4 de julho de 2009

Reflexões de autores na FLIP


1- CHICO BUARQUE E A OBRA "LEITE DERRAMADO": "Quando estou escrevendo, não mexo com música. Mas tenho a impressão de que a literatura resulta em música. Se aquela frase não estiver cantável na minha cabeça, eu a recuso".
2- MARIO BELLATIN: "Os fragmentos dos meus livros não existem previamente. Eles são como a paisagem que resta depois da queda de uma bomba nuclear. Por ali só resta como que um silêncio, um espírito. Escrevo para destruir o que já está construído".
3- CRISTOVÃO TEZZA, AUTOR DE "O FILHO ETERNO": "A realidade não fala, ela é feita de fragmentos que formam o material do escritor. As palavras são cheias de teias pegajosas, e o escritor se utiliza delas para construir um ponto de vista. A escrita é essa constituição de um ponto de vista sobre o mundo, e o escritor é o maestro que organiza o arranjo".
"Eu vivo um momento presente brutal com a literatura... é descobrir o momento presente, saber onde estou. E é um processo que junta desejo, prazer, ansiedade, angústia".
4- DAVI ARRIGUCCI JR. "Bandeira introduz no Brasil uma nova concepção do poético, mas também nos põe em contato, por meio de sua experiência de leitor, com o Romantismo alemão, o Simbolismo francês e todo o repertório da tradição poética".
5- BERNARDO CARVALHO: "Todo escritor escreve para a posteridade. A literatura é uma luta contra a morte, não faria sentido de outro jeito. É uma luta contra os limites".

PENSAMENTO DE AUTORES CLÁSSICOS

1- EÇA DE QUEIRÓS: "Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentementee pela mesma razão".
2- BENJAMIN: "Não há nenhum documento da civilização que seja também um documento de barbárie".
3- CHE GUEVARA: "Os jovens... e eu me vejo como um... nós precisamos estudar e estudar pesado. Nós não devemos dizer que meus olhos ardem ou que eu não gosto de ler, que eu fico cansado, que não há óculos, que eu tenho muita vigia, que as crianças não me deixam dormir... todas essas coisas que as pessoas levantam. Nós precisamos estudar por todos os meios".

Nenhum comentário:

Postar um comentário