sábado, 13 de junho de 2009

13 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO ROCK' N ROLL


OLÁ!!!
VOCÊ SABIA?

ORIGEM: Rock 'N' Roll:

"O rock’n’roll foi dos estilos musicais mais controversos já criados na história da música. Surgiu em meados da década de 50, nos Estados Unidos, oriundo, primordialmente, do blues e da country music do sul daquele país. Desde seu nascimento, o rock gerou polêmica, seja por causa da simplicidade de suas estruturas musicais, da atitude transgressiva de seus executores ou da pretensa rebeldia que de seus fãs emana. Os primeiros roqueiros, Bill Haley, Chuck Berry, Little Richard e alguns outros, tornaram-se artistas de espetacular sucesso justamente por causa dessas características, o que os fez amados pelos jovens e odiados pelos pais conservadores. Com o tempo, porém, o rock foi modificando-se, pulverizou-se numa miríade de sub-estilos (rockabilly, punk, hard rock, heavy metal etc.) e foi assimilado pela mídia e pela cultura ocidental como um todo, enfim, transformou-se num produto de consumo cuidadosamente articulado para ser lucrativo. Mesmo assim, ainda existe em seu âmago as marcas que o acompanham desde sua concepção: rebeldia, atitude, transgressão, anti-sociabilidade e muito, muito dinheiro envolvido (como ficou provado com o surgimento dos Beatles, Rolling Stones, Slade, The Who, Led Zeppelin, Kiss, Sex Pistols e de todos os grandes nomes do gênero). Definir o que é o rock é impossível em palavras. Para se ter idéia exata do que estamos falando, faz-se necessária uma audição cuidadosa de clássicos como Roll Over Beethoven, Help!, Satisfaction, Stairway To Heaven, Great Balls Of Fire, Rock’n’Roll All Nite... Mas quem nunca as ouviu?

ORIGEM: Rock no Brasil

"No final da década de 50 e começo da de 60, Sérgio Murilo e Celly Campelo recebiam os títulos de rei e rainha do rock nacional, por causa dos covers que faziam e de suas famosas composições "Marcianita" e "Broto Legal". Pouco tempo depois, nossos músicos já começavam a manifestar as influências sofridas pelo sucesso do rock, compondo músicas neste estilo e, às vezes, até mesmo plagiando os estrangeiros. O fenômeno conhecido como Jovem Guarda, que conquistou o Brasil na década de 60, é um bom exemplo de como nossos artistas utilizavam-se da cultura norte-americana. Os grandes hits de muitos dos grupos daquela época eram covers traduzidos de músicas estrangeiras, com arranjos levemente modificados. Cantores como Wanderléia, Silvinha, Eduardo Araújo, Renato e seus Blue Caps, Jerry Adriani, The Fevers, Golden Boys e muitos outros, tornaram-se famosos justamente por causa destes covers. É claro que todos eles tinham suas próprias canções, que também ganharam reconhecimento do público daqui mas, sem dúvida, o primeiro impacto sempre era conseguido através de um cover. Dois dos maiores compositores deste tempo eram Roberto Carlos e Erasmo Carlos, cujas músicas fizeram muito sucesso e foram cantadas por quase toda a turma da Jovem Guarda [...] Mais precisamente em 1966, o país viu nascer o mais irreverente dos grupos, cuja vocalista ruiva é considerada, até hoje, titia do rock nacional. Os Mutantes, formado por Rita Lee, Sérgio Dias e Arnaldo Baptista, nunca obtiveram grande sucesso comercial, mas seu pioneirismo influenciou toda uma geração futura [...] O rock brasileiro voltou à ativa no final dos anos 70 e começo dos 80, quando surgiu uma série de grupos de diferentes estilos, alguns dos quais são consagrados até hoje no país. No estilo rock blues, podemos citar Barão Vermelho (do qual saiu Cazuza), Eduardo Dusek, Lobão, Rádio Taxi e Azul 29. Dentre os que apostavam em letras bem humoradas estão Blitz, Ultraje a Rigor e João Penca e seus Miquinhos Amestrados, além do Camisa de Vênus, que fazia um som mais cru, totalmente punk, e o Joelho de Porco. Os Paralamas do Sucesso apostaram na mistura de ska com rock e acertaram, enquanto que os Titãs já mudaram seu estilo inúmeras vezes, mas continuam fazendo parte dos mais vendidos no Brasil. A década de 80 trouxe também vários grupos punks cujas letras de protesto eram cantadas pelos jovens mais pobres do país, chegando também a conquistar os de classe média e alta. Ira!, Inocentes, Cólera, Ratos de Porão e Olho Seco são alguns dos maiores representantes do estilo punk brasileiro".
Leia mais no site: http://maxmusic.sites.uol.com.br/metal/hisrock.htm
Eu ADOOOOOORO!!! CAPITAL INICIAL, TITÃS, PARALAMAS DO SUCESSO, BIQUINI CAVADÃO, LOBÃO, JOTA GUEST... NADA COMO O SOM DE UMA GUITARRA E DE UMA BATERIA PARA DESESTRESSAR!!!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

10 DE JUNHO - DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA


Olá!!!
Hoje, é dia da Língua Portuguesa.
SALVE CAMÕES, FERNANDO PESSOA, MANUEL BANDEIRA...

UM POUCO DE HISTÓRIA

História da Língua Portuguesa

A Língua Portuguesa é falada em alguns continentes, como Europa, América Latina, África e Ásia (ver mapa no blog). "Isso se deve à política expansionista de Portugal, nos séculos XV e XVI, levando para as colônias essa língua tão rica, que se misturou a hábitos e crenças diversas e acabou sendo enriquecida com novas variedades regionais.
Sua origem está no latim, que os romanos introduziram na Lusitânia, região norte da Península Ibérica, a partir de 218 a.C..
Após a invasão romana da Península Ibérica, todos aqueles povos, com exceção dos bascos, passaram a conviver com o latim, o que deu início ao processo de formação do português, espanhol e galego."
(leia mais em: http://www.brasilleitor.org.br/Museudalinguaportuguesa/semanalinguaportuguesa/web/historia.html).


Alguns fragmentos

"Eu cantarei de amor tão docemente,
Por uns termos em si tão concertados,
Que dous mil acidentes namorados
Faça sentir ao peito que não sente.

Farei que o Amor a todos avivente,
Pintando mil segredos delicados,
Brandas iras, suspiros magoados,
Temerosa ousadia e pena ausente". CAMÕES


" Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?" - CAMÕES

O Amor (Fernando Pessoa)

"O amor, quando se revela,
Não se sabe revelar.
Sabe bem olhar p'ra ela,
Mas não lhe sabe falar.

Quem quer dizer o que sente
Não sabe o que há de *dizer.
Fala: parece que mente
Cala: parece esquecer

Ah, mas se ela adivinhasse,
Se pudesse ouvir o olhar,
E se um olhar lhe bastasse
Pr'a saber que a estão a amar!" - FERNANDO PESSOA


NÃO DEIXE O AMOR PASSAR - Carlos Drummond de Andrade

"Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
Se os olhares se cruzarem e, neste momento,houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor.
Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR".

VINICIUS DE MORAES

"Amar, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido".

"Se o amor é fantasia, eu me encontro ultimamente em pleno carnaval".

Eu não existo sem você

"Eu sei e você sabe, já que a vida quis assim
Que nada nesse mundo levará você de mim
Eu sei e você sabe que a distância não existe
Que todo grande amor
Só é bem grande se for triste
Por isso, meu amor
Não tenha medo de sofrer
Que todos os caminhos
Me encaminham pra você".

domingo, 7 de junho de 2009

CURIOSIDADES SOBRE RELACIONAMENTOS...


O resultado da pesquisa foi: "O NERD DE HOJE É O CARA RICO DE AMANHÃ". Façam desse pensamento, seu lema!!!

PESQUISA: COMO RECONHECER UM GAY E "NÃO ENTRAR NUMA FRIA".

Deu no jornal O Globo, domingo, 1 de junho. A jornalista Ticiana Azevedo está redigindo um livro cujo título é "Guia prático para identificar gays dentro do armário". Vejam algumas dicas:
- se ele aparece de sunga em várias fotos no facebook ou orkut;
- se tiver um cachorro da raça Galgo, "a probabilidade é grande"!!!;
- se ele se admira muito no espelho ou costuma levantar a camisa para aparecer o abdomem;
- se reconhece roupas de grife;
- se não entende de futebol, mas adora os jogadores bonitos como Kaká;
Caso tenha reconhecido alguém, espero que não seja seu NAMORADO OU PAQUERA!!!

PESQUISA DA PROFESSORA MARIA DA GRAÇA BICALHO (UFPR)

Segundo a pesquisa da professora, os opostos se atraem. "Na hora de selecionar o par ideal, as pessoas escolhem, de forma inconsciente, aquelas cujas constituições genéticas não são semelhantes as suas".
" De acordo com os cientistas... tenham alguma relação com o odor corporal, os chamados feromônios".
"São essas diferenças que garantem aos casais filhos saudáveis".

O BEIJO - BISE

Conforme pesquisa de Wendy Hill sobre o beijo, 666% das mulheres e 59% dos homens declararam que a qualidade de um beijo pode destruir a relação. ´
A antropóloga Helen Fischer afirma que: "o fato dos homens gostarem de beijos mais intensos, fortes... jogar testosterona para dentro da mulher, estimulando o acasalamento..".

SUGESTÃO PASSEIO CULTURAL - DIA DOS NAMORADOS

O Centro Cultural da Justiça Federal está com uma exposição imperdível "A rua é nossa... É de todos nós!" Até dia 14 de junho.
Endereço: Av. Rio Branco, 241 - ao lado da Biblioteca Nacional - estação de metrô Cinelândia.
Se você quiser presentear sua namorada com uma peça de teatro, lá vai a dica: HAMLET COM O "TODO BOM" DO WAGNER MOURA. Três apresentações no teatro da UERJ
(18 / 19 / 20 de junho).
Ingresso a 30 reais. Venha logo!!! "Já me deu de presente. Afinal, assistir a um clássico com um 'gato' não é todo dia que somos contempladas com uma oportunidade dessas".

PESQUISA: MULHERES & FUTEBOL

Segundo o jornal O Globo, 7 de junho, "as mulheres são maioria em duas das principais torcidass do Rio. No Flamengo, elas são 51% e no Fluminense, 52%".
As torcidas do Botsfogo e do Vasco é composta por mais homens.
Surpresa: os tricolores gostam mais de bebidas alcoólicas. Já os rubro-negros são os que mais praticam atividade física (será que isso justifica o fato de ser a torcida mais violenta?).

PENSAMENTOS:

"Não acrescente dias a sua vida, mas vida aos seus dias". (Harry Benjamin)

"O verdadeiro nome do amor é cativeiro". (William Shakespeare)

"A morte é a coisa mais antiga do mundo; e sempre chega pontualmente na hora incerta!" (Mário Quintana)

FRAGMENTOS DOS MELHORES TEXTOS DOS ALUNOS


LEIAM os trechos dos textos abaixo cujo título proposto foi "Meu primeiro encantamento". PARABÉNS AOS POETAS!!!

Turma 2001:

"Morena linda de olhar hipnotizante
pequenina na estatura, mas grande sedutora". - ARTHUR

"Quando me encantei
Eu só me lembro de sonhar acordado
Imaginando estar ao seu lado". - GABRIEL


"Quando a lua se escondia
no teu ouvido eu dizia:
- Quer ser minha namorada?
Aquele sorriso manhoso
E a resposta estava dada". - RAPHAEL


TURMA 2002

"O meu primeiro encanto faz muito tempo.
Tempo é o que faltou.
Lindo foi as purezas do nosso amor". ANDERSON


"Morena sensual, que só de olhar, apaixona...]
morena esbelta, que com o andar, incendeia...
morena sexy, que só com um toque, enlouquece..." - CAUÃ


TURMA 2003

"Primeiro amor é encantador.
É sentimento com gosto de esplendor
A primeia vista inovador,
enlouquecedor, até atormentador". - HIGOR

"Junto nos descobrimos
nas trocas de olhares e sorrisos
que ao tempo foram se confirmando
uma paixão que ingenuamente acabou brotando" - IRIS


"Foi inevitával
logo me apaixonei
não me segurando
a ti, me declarei". - LEONARDO


"Foi tudo como um sonho
parecia incrível cada olhar, cada sorriso.
Os dias eram intensos,
felicidade a todo momento.
Era meu primeiro encantamento". - MONIQUE

"Na primeira vez que te vi,
meu coração bateu mais forte,
o mundo parou, tudo rodou,
meu corpo já não sentia nada,
com isso, um sentimento nasceu". - PATRICK PACÍFICO

"Eis aí o que é o amor
sentimento jogado ao vento
é agir sem pensar
é viver um encantamento". - RAFAEL F.

"Tu és meu refúgio, meu suporte
em você encontro meu saber
encontro perguntas
encontro respostas". - VINICIUS