domingo, 23 de janeiro de 2011

Aprovados pelo SISU

PARABÉNS!!!!

3001




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PEDRO

3003


IRIS - JOÃO PEDRO

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

APROVADOS NA UERJ

PARABÉNS a todos os que foram classificados na UERJ. ADOREI!!!! Estou muito FELIZ!!!

3001

HUDSON - VICTOR HOLANDA

3003

ALLAN - LEONARDO - THIAGO LIMA


3004

STELLA

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Mensagem

Aos formandos do NAVE

"O problema não são as pedras encontradas no nosso caminho, e sim a forma como lidamos com cada tropeço!.

A todos aqueles que tive o prazer de conviver durante dois anos e meio de muita adrenalina ("Vida Louca / Vida! / Vida Breve! / Já que eu não posso te levar / Quero que você me leve" - Lobão), boas festas!!!!
Ao longo dese período, crescemos juntos, sorrimos e/ou choramos das brincadeiras (Brad Pitt, Louco Abreu casal 20 etc), construímos conhecimento (CM, de Língua Portuguesa, de vida e de tecnologia),aprimorei minha prática pedagógica e acompanhei o processo do surgimento dos profissionais de Muitimídia, Programação e Roteiro. De fato, foi árduo o investimento para cada um de nós. Espero que todos saibam aproveitar cada minuto da sua formação acadêmica no EM. Afinal, foram muitos trabalhos integrados, projetos realizados, atividades externas, aulas on line no MSN ou, simplesmente, nessa rede social, um momento de descontração / desabafo, de offs em que cada um de nós externou suas angústias e compartilhou sua alegria. Espero que, apesar de nossa relação professora / aluno tenha terminado, continuemos.
Hoje, na última semana do ano letivo, da minha despedida enquanto professora para vocês (a partir de agora, serei a Renata), tenho observado o temor estampado na face de cada um, aquele ponto de interrogação (?) "O que será o amanhã?" Uns têm aproveitado as oportunidades surgidas, já, a maioria está paralisada sem saber por onde começar.
É, agora, estão percebendo o que é a VIDA, como é difícil "encontrar um lugar ao sol", a importância da imagem, até mesmo nas rees sociais, enfim, estão ratificando o que smpre disse. É notório o desapontamento sentido de que NADA é fácil. O que lhes dizer neste momento? Posso orientar da seguinte forma:
- Não percam as oportunidades;
- Sempre estejam atentos;
- Mantenham-se atualizados;
- Sejam curiosos eternamente;
- Tenham "sede de conhecimento";

Boa sorte a todos!!! Confiem no seu potencial!!!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Texto para reflexão

Será que é necessário encontrar uma fórmula mágica para o ensino de Língua Portuguesa?

Ao longo dos meus 14 de magistério (rede pública, privada e aulas particulares), lecionando Português, Literatura e Francês, fiz especialização, mestrado e doutorado, participei de vários congressos com discussões a respeito do ensino da língua materna. Mas, afinal, será que existe algo de inovador a ser descoberto? Ou será que a resposta está ao nosso lado e não queremos vê-la (assim como o outro “pedaço da laranja”, a nossa tão almejada “cara-metade”)?
Hoje, com o avanço tecnológico, muitas pesquisas têm sido realizadas para verificar como utilizar os diversos recursos na prática pedagógica e quais são as suas contribuições. A questão é: isso basta? Não podemos nos esquecer de que para inseri-los no quotidiano é preciso disponibilizarmos mais tempo para a elaboração das aulas. E não deixarmos o conteúdo em segundo lugar em prol da ferramenta. O que se observa é a preocupação demasiada em dominá-los para tornar as aulas mais atrativas. Contudo, isso é um perigo, pois a forma não deve sobrepor jamais, para que não haja comprometimento da construção do conhecimento mais efetivo e estimulante.
Quanto ao conteúdo programático a ser cumprido, o professor não deve abrir mão. O grande segredo para a melhora do ensino e o bom resultado em provas como ENEM e ENADE é a devida compreensão e interpretação de texto. É levarmos o aluno a entender, por exemplo, por que ele riu? Onde está o elemento desencadeador disso?; a perceber as inadequações, as ambiguidades de um texto, etc., a verificar a praticidade da matéria a ser tratada na sua vida (a sua função).
Nós, professores de Português, precisamos elucidar que a forma de se expressar (por escrito ou oralmente) depende da situação comunicativa. Dar dicas de como diferenciar adjunto adnominal de complemento, predicativo do objeto de adjunto adnominal etc. Trazer para a sala de aula questões de concurso sobre o conteúdo trabalhado para mostrar a abordagem vigente.
E, no que se refere à produção textual, estimular o hábito de leitura e de escrita de textos de diferentes tipos e gêneros. Propiciar condições para sua prática através de propostas de temas atuais e de provas de concurso. Afinal, só se aprende escrevendo.
O grande problema observado é: profissionais desta área do saber não levam seus alunos a produzirem textos, a resolverem questões discursivas e/ou a interpretarem textos porque a correção demanda muito tempo. Não será essa a chave do caos na educação?
O professor desta disciplina precisa ter consciência disso. Caso contrário, estará contribuindo para o fracasso do sistema educacional. A nossa disciplina é a base de tudo. É nela que todos nós nos expressamos e que construímos conhecimentos nas diversas áreas do saber. Devemos refletir sobre nosso papel na sociedade. E, além disso, se estamos dispostos a trabalhar arduamente para que os alunos superem suas dificuldades.
Enfim, não há mistério para nenhum para a melhora do ensino, visto que compete a cada um fazer sua parte devidamente. Eu faço, e, você, está fazendo? Reflita!!!! Se não está fazendo, não se disponibiliza a isso, então, pelo menos, contribui para o bem do próximo, não seja professor de Português.

Texto para reflexão

Será que é necessário encontrar uma fórmula mágica para o ensino de Língua Portuguesa?

Ao longo dos meus 14 de magistério (rede pública, privada e aulas particulares), lecionando Português, Literatura e Francês, fiz especialização, mestrado e doutorado, participei de vários congressos com discussões a respeito do ensino da língua materna. Mas, afinal, será que existe algo de inovador a ser descoberto? Ou será que a resposta está ao nosso lado e não queremos vê-la (assim como o outro “pedaço da laranja”, a nossa tão almejada “cara-metade”)?
Hoje, com o avanço tecnológico, muitas pesquisas têm sido realizadas para verificar como utilizar os diversos recursos na prática pedagógica e quais são as suas contribuições. A questão é: isso basta? Não podemos nos esquecer de que para inseri-los no quotidiano é preciso disponibilizarmos mais tempo para a elaboração das aulas. E não deixarmos o conteúdo em segundo lugar em prol da ferramenta. O que se observa é a preocupação demasiada em dominá-los para tornar as aulas mais atrativas. Contudo, isso é um perigo, pois a forma não deve sobrepor jamais, para que não haja comprometimento da construção do conhecimento mais efetivo e estimulante.
Quanto ao conteúdo programático a ser cumprido, o professor não deve abrir mão. O grande segredo para a melhora do ensino e o bom resultado em provas como ENEM e ENADE é a devida compreensão e interpretação de texto. É levarmos o aluno a entender, por exemplo, por que ele riu? Onde está o elemento desencadeador disso?; a perceber as inadequações, as ambiguidades de um texto, etc., a verificar a praticidade da matéria a ser tratada na sua vida (a sua função).
Nós, professores de Português, precisamos elucidar que a forma de se expressar (por escrito ou oralmente) depende da situação comunicativa. Dar dicas de como diferenciar adjunto adnominal de complemento, predicativo do objeto de adjunto adnominal etc. Trazer para a sala de aula questões de concurso sobre o conteúdo trabalhado para mostrar a abordagem vigente.
E, no que se refere à produção textual, estimular o hábito de leitura e de escrita de textos de diferentes tipos e gêneros. Propiciar condições para sua prática através de propostas de temas atuais e de provas de concurso. Afinal, só se aprende escrevendo.
O grande problema observado é: profissionais desta área do saber não levam seus alunos a produzirem textos, a resolverem questões discursivas e/ou a interpretarem textos porque a correção demanda muito tempo. Não será essa a chave do caos na educação?
O professor desta disciplina precisa ter consciência disso. Caso contrário, estará contribuindo para o fracasso do sistema educacional. A nossa disciplina é a base de tudo. É nela que todos nós nos expressamos e que construímos conhecimentos nas diversas áreas do saber. Devemos refletir sobre nosso papel na sociedade. E, além disso, se estamos dispostos a trabalhar arduamente para que os alunos superem suas dificuldades.
Enfim, não há mistério para nenhum para a melhora do ensino, visto que compete a cada um fazer sua parte devidamente. Eu faço, e, você, está fazendo? Reflita!!!! Se não está fazendo, não se disponibiliza a isso, então, pelo menos, contribui para o bem do próximo, não seja professor de Português.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Melhores no SIMULADO DISCURSIVO

PARABÉNS!!!

Turma 3001

Caroline (REVELAÇÃO) - Jessica - Juliana - Laiane - Mainara - Raphael (REVELAÇÃO) - Vanessa

Turma 3002

Adriana - Camila - Jefferson (REVELAÇÃO) - Juliana C. (REVELAÇÃO) - Michelly - Natane - Rafaela (REVELAÇÃO) - Rayanne - Rayssa -

Turma 3003

Alex - Bruna (REVELAÇÃO) - Higor - João Pedro - Luis G. (REVELAÇÃO) - Monique - Patrick F. (REVELAÇÃO) - Rafael (REVELAÇÃO) - Ruan (REVELAÇÃO) - Vitor P.

Turma 3004

Ademar (REVELAÇÃO) - Letícia - Raiane (REVELAÇÃO)

domingo, 28 de novembro de 2010

Prova da Fuvest - 1 fase -

Olá!!!
Leia a prova da Fuvest:

http://extras.ig.com.br/correcaodeprovas/fuvest/arquivos/prova_fuvest.pdf

Confira o gabarito:

http://extras.ig.com.br/correcaodeprovas/fuvest/arquivos/gabarito_fuvest.pdf

Verifique as questões comentadas:

http://www.vestibular.brasilescola.com/correcoes-provas/correcao-fuvest-2011-usp-2011.htm