quinta-feira, 16 de abril de 2009

Você sabia 3?

Matéria da revista Carta na Escola - abril 2009 - http://www.cartanaescola.com.br

Uso do e-book

O livro eletrônico (e-book) está proporcionando muito debate entre os educadores: "apesar de ainda caro e pouco difundido, já provoca polêmica a respeito da relação entre passado, presente e futuro do texto e daleitura".
Na época do surgimento da imprensa de Gutenberg, na segunda metade do século XV, na Europa, o efeito foi semelhante: "O tempo de produzir um livro por um copista medieval pode ser estimado pelo exemplo de um fidalgo italiano que, por volta do ano 1400, contratou 45 escribas para copiar à mão uma pilha de manuscritos de sua biblioteca particular. Em dois anos, eles produziram 200 volumes. Meio século depois, um único impressor na na oficina de Gutenberg podia tirar 300 páginas num só dia".

Leitura de livros obrigatórios para o Vestibular

AUTO DA BARCA DO INFERNO - GIL VICENTE
AUTO DA COMPADECIDA - ARIANO SUASSUNA
ESPUMAS FLUTUANTES - CASTRO ALVES
CAPITÃES DE AREIA - JORGE AMADO
O CORTIÇO - ALUISIO DE AZEVEDO
VIDAS SECAS / SÃO BERNARDO - GRACILIANO RAMOS
QUINCAS BORBA / DOM CASMURRO - MACHADO DE ASSIS
O ATENEU - RAUL POMEIA
OS LUSÍADAS - CAMÕES
O PAGADOR DE PROMESSAS - DIAS GOMES
IRACEMA - JOSÉ DE ALENCAR
POESIA - FERNANDO PESSOA


MEMÓRIA

"O MELHOR EXERCÍCIO PARA MANTER A MEMÓRIA É A LEITURA...PERMITA AO CÉREBRO QUE DESCANSE TODO DIA, DORMINDO DE PREFERÊNCIA NAS HORAS APROPRIADAS...TODAS AS DROGAS, A COMEÇAR PELO ÁLCOOL, EM QUALQUER DOSE OU EM QUALQUER PADRÃO DE CONSUMO, SÃO PREJUDICIAIS À MEMÓRIA EM SUAS DIVERSA FORMAS E FASES".


CONEXÃO ALUNO - MUDANÇAS NO PROCESSO DE SELEÇÃO DO VESTIBULAR

Leiam o texto no site abaixo:
http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/educacao-fique-olho-12.asp

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

"Muita gente não sabe que a língua portuguesa está mudando. Se você ainda não está por dentro das reformas pelas quais o português irá passar, fique ligado. A partir de janeiro de 2009, elas serão postas em prática e vão influenciar a sua vida. Duvida? Sabe aquela idéia que pinta quando você menos espera? Vamos começar por ela: de acordo com a nova ortografia, a palavra “idéia” vai perder o acento e se transformar em “ideia”.
Atitudes “heróicas” também serão revisadas. Pelas mesmas regras gramaticais da “ideia” de cima. O novo “heróico” não terá acento agudo e será apenas “heroico”. Sabe por quê? Porque os ditongos abertos “ei” e “oi”, de palavras paroxítonas, não precisarão desse tipo de acento.
São vários detalhes que vêm por aí, e todas as pessoas precisarão aprender as novas regras. Mas, se você acha que só o português escrito no Brasil vai mudar, está enganado. Todos os países que falam o português precisarão se adaptar.
Há mais de dez anos, Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e, mais recentemente, Timor Leste discutem essa reforma ortográfica. O objetivo é aproximar as suas culturas e unificar a língua portuguesa.
O português é a quinta língua mais falada no mundo, ou seja, mais de 200 milhões de pessoas falam o idioma. Por isso, deixe a preguiça de lado e fique atento às novidades. O famoso trema - aqueles dois pontinhos que sempre estão acima da vogal “u” - finalmente morrerá. No ano que vem você escreverá “linguiça” e “açougue” assim".
Como mudar não é tão simples, o Brasil vai ter até 2013 para alterar todos os livros e materiais impressos. Até lá, as duas regras irão valer nos concursos públicos e provas de vestibular. Mas é bom ir se acostumando. Quando surgirem atividades “extra-curriculares”, você deverá saber que esse hífen vai desaparecer. As suas novas atividades serão “extracurriculares”. Tudo junto".

Leiam mais sobre o assunto no site: http: //www.conexaoaluno.rj.gov.br/especiais-06.asp

Site Brasil Escola
Leia mais sobre este assunto também em:
http://www.brasilescola.com/acordo-ortografico/

Site da ABL
www.academia.org.br
No link Memória da ABL - CLICAR MULTIMÍDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário