Para refletir:
SOBRE O DIA DOS AMIGOS: "O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"(Fernando Pessoa).
TEXTO: O JOGO CHAMADO VIDA
Você já parou para pensar que a VIDA é a ARTE de jogar? Que ela é o maior JOGO existente? Que se numa partida você fizer um gol contra, pode ser FATAL? A falta pode lhe custar a vida!!! Há atitudes, decisões que, dependendo do “passo em falso”, não há volta.
A cada momento, assumimos papéis diferentes em função do contexto e da partida em questão. Existem algumas que exigem um GRANDE PREPARO (físico e/ou psicológico). A desistência pode resultar no suicídio, ou seja, não jogar significa não querer mais viver, a vida não ter mais SENTIDO. O bom jogador sabe “SUPERAR” dignamente as DIFICULDADES enfrentadas ao longo do caminho. “As pedras” são retiradas sem transtornos a partir de ESTRATÉGIAS adotadas adequadamente.
Outra questão relevante são as regras. Toda partida tem as suas pré-estabelecidas. Se você não as conhece e/ou as domina, isso representa uma AMEAÇA ao sucesso da interação estabelecida. Dependendo da infração cometida, corre-se o RISCO de ser “EXPULSO”.
O jogo da vida é constituído de ETAPAS, momentos que apresentam suas próprias regras. Eles são ÚNICOS. Não se repetem!!! APROVEITEM cada um com RESPONSABILIDADE. Não se pode prever o que acontecerá no seu decorrer, mas PODEMOS E DEVEMOS evitar possíveis FRACASSOS obedecendo as NORMAS INSTITUIDAS e através da CRIATIVIDADE.
Procure jogar bem as partidas presentes ao longo da vida. Arrisque-se a aprender novas FASES mais COMPLEXAS!!! NUNCA se ACOMODE e se CONTENTE com as já ganhas. SUPERE-SE sempre!!!
"É durante as fases de maior adversidade que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a si mesmo e aos outros". (Dalai Lama)
"Nossa dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar." (William Shakespeare)
Memória e emoções
Há 5 anos
1º coment é nosso! ;D
ResponderExcluirÉ uma verdade pois nós temos que saber viver, e isso pode ser um jogo que temos que aprender as regras para aprender a jogar.
ResponderExcluirlucas siciliano da costa turma 2003
Pura verdade! Nota-se que isso realmente se aplica na vida das pessoas, e muitas vezes nós ficamos estupefados com as coisas que acontecem na nossa e vida, e nos perguntamos, será que isso é sério mesmo?
ResponderExcluirMas como em um jogo, temos outras chances de acertar, e "passar" de nível na vida, como por exemplo a transição dos estudos para o trabalho.
Dentre outras não é?!
Enfim, nós achamos que sim, esse texto, realmente fala sobre nós, nossa vida, não que seja igual ao texto, mas é um joguinho sim.
Patrick Pacífico e Vinicius 2003
ResponderExcluirA vida é sim um jogo, temos sempre que estar lutando e disputando e tentando mais e mais ganhar e obter sucesso nesse mundo em que vivemos. Cada erro pode ser fatal, mesmo errando temos que concertar toda a bagunça por nós efetuada. Nós concordamos que temos sempre que parar, pensar e ver o que esta errado, e assim não o cometer novamente.
RONALDO !
ResponderExcluirTexto : O Jogo da vida
ResponderExcluirNome - João Pedro Turma: 2003
Como mostra o texto a vida é realmente um jogo, e que as vezes podem ser trocadas, como " o jogo é vida".Temos como exemplo o jogo da vida, em que o criador jogou para o tabuleiro o nopsso cotidiano, a nossa vida, e para ganhar você deve seguir passo a passo como disse o texto, evoluir com o tempo,se reerguer, arriscar novas jogadas, enfrentar medos e superar desafios.
"Podemos considera a vida um jogo, mas lembrando sempre que só há apenas uma "vida"".
Nós concordamos com essa colocação do texto, dizendo que a vida é um jogo e que precisamos saber jogar, respeitar as regras e sabermos superar as dificuldades. Esse texto é MUITO bom para refletir sobre certos atos que tomamos em nossas vidas, ele nos mostra que devemos tomar mais cuidado com certas decisões, pois algumas não tem volta.
ResponderExcluirHigor e Leonardo (08,15) Turma: 2003
A mensegem passada pelo texto está extremamente correta, pois a nossa vida não passo de um jogo.
ResponderExcluirQuem possui "cartas na manga", vence! Aqueles que na vida se sentem abalados são jogadores fracos. Os fortes nunca desistem de seus desafios é como em um jogo em que o fim pode ser vitorioso ou trágico. Os desistentes não tem lugar na sociedade e muito menos em uma mesa de tabuleiro.
Nome : Raphael Mendes B. Santos Nº : 23
Thiago Lima da Silva 27
Turma : 2003
NOMES: Hugo Cunha , Luiz guilherme
ResponderExcluirTurma:2003
O texto fala das dificuldades que qualquer um de nos podemos encontrar no decorrer da vida.
Ou seja,encontrar barreiras,é normal,mas para vencê-las é preciso perseverança, não desistir do objetivo,significa ganhar da forma honesta, vencer as fraquezas,superar seus limites, não buscar atalhos mas percorrer inteiro o árduo caminho até a glória,não desista nunca, não se deixe destruir, não se entregue ao sistema como fazem por aí,lute ate o fim.
"Sua recompensa sera do tamanho do seu esforço".
Iris Ferreira e Rafael Félix (2003)
ResponderExcluirConcordo, pois assim como no jogo temos que enfrentar dificuldades e quando as vencemos ganhamos mais experiências, na vida acontece igual. Cada um joga o seu jogo, e nele você pode refazer a jogada, mas na vida, se errou, "ferrou"!
Cada jogador tem seus objetivos, a cada nível, maior é a dificuldade.
As escolhas da vida, se forem certas ou erradas é o que determina o valor dos pontos finais. Cuidado com o "GAMEOVER"!
ps.: Nunca se acomode! ;)
Alunos: George Íthallo e Vitor Paulino
ResponderExcluirTurma: 2003
O texto acima cita de que certa forma a vida é um jogo na qual temos vários caminhos a serem escolhidos, sendo assim possui objetivos e para alcança-los enfrentamos dificuldades, e temos que supera-las para poder prosseguir com sucesso,e dependendo das opções que fizermos podemos errar, neste momento nos deparamos com a escolha de desistir ou tentar novamente, aí está o grande desafio da VIDA.
Bruna 2003
ResponderExcluirO texto possui uma relação bem coerente entre jogar e viver destaca pontos que geralmente em jogos são importantes e na vida também, essa relação torna o texto muito interessante e realista, até porque, todos nós temos um pouco de experiência nesse jogo chamado "Vida".
Leandro Pedro
ResponderExcluirTurma- 2003
Não podemos negar que a todo o momento estamos jogando com a vida. Cheia de Fases, chefões, obstáculos... Mas tudo tem suas recompensas.
Uns jogam POLICIA e LADRAO outros SALADA MISTA... Se eu pudesse comparar minha vida a um jogo, eu diria que é um jogo da velha. (QUE VENÇA O MELHOR).
Nome:Renato Macabu T:2003 Nº:24
ResponderExcluirRealmente, nós sempre precisamos de um tempo para refletir sobre tudo aquilo que fizemos ou deixamos de fazer em nossa vida. Assim como em um jogo, a vida possui fases e obstáculos, e cabe a nós vencer estas etapas para chegarmos até aquilo que chamamos de destino. Que para algumas pessoas depende da sorte, e para muitas outras você é quem traça o próprio. Baseando-se na idéia de que o destino fosse as fases e as realizações seriam cada passagem de nível, concerteza conseguimos entender essa filosofia de vida que passa do mundo dos jogos para a vida real.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom,
ResponderExcluirA vida é um jogo em que na minha opnião nos conduz ao erro(ou seja para morte). O nosso dever, é ter conciência prena sobre de que está fazendo, nesse momento cada segundo conta!!!
não há como acertar tudo mas tem como acertar a maioria. Como adolescente lhe dico que nunca é tarde para aprender e até jesto explica um vida enteira de uma pessoa.
O segredo para se ter um boa vida é manter -se atualizado à cada movmento do inimigo, amigo e o desconhecido, até mesmo para aprender com todos o que é ser, oque é ouvir, o que é falar, oque é completar.
Para a igreja católica, se você joga bem, terá um premio, que para ela é o ceu, um lugar divinino, lido exuberante onde todos querem viver.
Eu prefiro acreditar em fazer só o que fará bem para mim (em todos os sentidos) no futuro, pos se eu terminar o jogo terei o meu futuro como premio.
NOME:Patrick Fernandes nº 20; TURMA: 2003
Islaine Araújo e Frank Carrasco
ResponderExcluirPosivelmente podemos levar a vida como um jogo, cada pessoa passa pelas fases de acordo com o seu seu grau de conhecimento ou experiência de vidas. Cuidado coma as suas escolhas viva cada dia como seu fosse o único se dua vida. Não faça escolhas erradas dando um "bug" para que não chegue no FIM DE JOGO.
E por fim chegue na última fase, porém tente derrotar os chefões.
Nome - Monique Hellen
ResponderExcluirTurma: 2003
O que enfrentamos, as decisões que temos que tomar, os objetivos que queremos alcançar, os sonhos a realizar, tantas coisas que com uma decisão errada pode mudar totalmente uma vida, por isso temos que pensar muito antes de fazer qualquer coisa, e não desistir, persistir até o fim, pois tudo terá um peso na vida.
A nossa "vida é realmente um jogo" pois uma decisão errada é uma cruz a ser carregada!
Nós vivemos um jogo a cada dia, com difilculdades, obstáculos, fases e niveis e cabe a nós sabermos joga-lo da maneira certa.
"É melhor perder um minuto da vida do que a vida em minuto" - Num jogo tudo é muito arriscado, tenha certeza do que você vai dizer ou fazer, pois isso pode acabar com a sua vida e você não ter mais oportunidade de voltar ao jogo.
Islaine Araújo e Frank Carrasco
ResponderExcluirPosivelmente podemos levar a vida como um jogo, cada pessoa passa pelas fases de acordo com o seu seu grau de conhecimento ou experiência de vida. Cuidado coma as suas escolhas viva cada dia como seu fosse o único de sua vida. Não faça escolhas erradas dando um "bug" para que não chegue no FIM DE JOGO.
E por fim chegue na última fase, porém tente derrotar os chefões.
Nome: Alan Jones Nº01
ResponderExcluirNome: Alex Silva Nº02
Turma: 2003
A vida é muito complexa, é como um jogo, mas não se iguala aos virtuais, pois neste, o jogador, na maioria das vezes, tem mais de uma vida e a possibilidade de recomeçar o jogo, mas na vida real não, porque qualquer atitude errada, "chute contra o patrimônio" ou "passo em falso", pode ser irreversível, por isso o jogador(pessoa) deve pensar muito bem antes de realizar qualquer ação, decisões a serem tomadas, em razão das regras(leis) que a sociedade impôs, porque a vida é uma só e não sabemos se podemos recomeçá-la.
Nome:Rodrigo Fernandes/João Marcos
ResponderExcluirTurma:2004.
A vida é um jogo. Você que é o jogador. Temos que seguir a regra do jogo para que possamos ser vitoriso. Isso é a nossa realidade.
Bjs !
podemos achar que a vida é uma coisa que é passageira,mas devemos saber que temos que ter regras enquanto vivemos.
ResponderExcluirviver é a arte de pensar, querer e saber jogar.
a vida é um jogo por isso os melhores jogadores são mais reverenciados.
não tenha medo de jogar,não tenha medo de viver.a vida é um jogo,''temos que jogar''
nome:ademar e luis felipe turma: 2004
O texto nos faz refletir na vida como se a mesma fosse um jogo, como os jogados em video-game. A vida realmente é bem parecida com os jogos, temos obstáculos, precisamos de preparo para superá-los e temos que aprender as vezes a perder, levantar a cabeça e tentar de novo. Não desistir nunca e sempre tentar o melhor para ser recompensado. Mas temos também que sempre pensar com cuidado nas decisões que tomamos, pois não temos mais de uma vida e qualquer erro pode ser fatal.
ResponderExcluirNomes: Rafael e Wallace (Turma: 2004)
Stella Ferreira da Silva 2004
ResponderExcluirO texto fala somente a verdade. Cada etapa das nossas vidas se parece com um jogo. E cada passo em falso, como ele disse, pode não ter mais volta. A complexidade da vida, faz com que sempre tenhamos uma barreira no decorrer do caminho.
Mas temos uma fase que nuca poderemos passar por ela, que é a MORTE.
NOME:Talita e Tatiane
ResponderExcluirTurma:2004
O jogo chamado vida, mais parece uma guerra, onde a cada momento, você terá que tomar uma decisão.
Essa será de crucial importância tanto para aquele quem o toma quanto para aqueles envolvidos.
Ou seja se não podemos nos precipitarmos, fazendo o que nos der na teia, sem medir suas consequências.
Nomes:lETÍCIA e Raiane
ResponderExcluirturma:2004
Como diz o texto, a vida é realmente um jogo.Passamos por obstáculos e enfrentamos desafios a todo momento .As vezes temos vontade de desistir de tudo,mas sabemos que para conquistar algo na vida é necessário muito esforço.
Aqueles que se esforçam sem olhar para os obstáculos e para os desafios, são os verdadeiros campeões desse jogo tão difícil que é a vida.
A vida é mesmo um jogo, onde qualquer atitude pode mudar totalmente o seu quadro final.
ResponderExcluirA metáfora entre a vida e um jogo de futebol é muitíssimo próxima mesmo.
A nós ela (a vida) permitirá dizer se aproveitamos ao máximo, se realizamos todos os nossos objetivos, se conseguimos driblar os males que vieram durante o jogo, se fizemos de tudo ou não para aproveitá-la ao máximos...
Como diz o texto, a vida é realmente um jogo, onde vale tudo e não se perde nada. A vida é um caminho de evolução e de aprendizagem de que só tem sentido se enquadrada num plano que nos transcende. Você deve ser consciente e se permitir a arriscar mais, mas com cautela e inteligência, para não chegar ao fim do jogo, colocando tudo a perder.
ResponderExcluirLorena Lima Turma: 2004
ResponderExcluirO texto relata a verdadeira face da vida. ela funciona como um jogo, com erros e acertos, mas alguns erros podem ser fatal e outros servem para voce ganhar experiência e os acertos vem em conscequencia com os erros.
Ainda que o texto pareça meio frio a principio, eu concordo totalmente com ele. No jogo assim como na vida, é muito importante se ter respeito. Pelos adversários, pelas regras do jogo, por si mesmo. Cada 'gol' efito é um passo para vitória. Porém, não acho que tenhamos somente um jogo ao longo de toda nossa vida. Se errarmos e fizermos um gol contra, nada nos impede de uma próxima vez repararmos isso, e quem sabe, sairmos como artilheiros! Sempre extise uma oportunidade, e são as faltas e os gols contra que deixam o jogo mais eletrizante e faz com que a vitória seja mais bonita. Como dizem, o jogo só acaba quando termina.
ResponderExcluirYasmin, 2004