Pense nisto: a emoção expressa por cada PESSOA /TURMA...
"As pessoas nunca esquecerão do que você as fez sentir.” Ou vice e versa!!!
Novo acordo ortográfico
Resumo das novas regras:
ALTERAÇÕES:
1- Letras: k, w e y O alfabeto da língua portuguesa tem 23 letras comuns e 3 especiais, que aparecem nesta ordem: a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z.
2- Também os encontros vocálicos EE e OO de “vêem” e “enjôo” perderam o acento circunflexo.
3- Supressão total do trema. Ex. “eqüino” (cavalo) de “equino”
4- A nova norma simplifica o uso do hífen, o que é bom. Só que, ao mesmo tempo em que se elimina o hífen de “anti-semita” (antissemita), ele é introduzido em “microondas” (micro-ondas).
5- Outro problema da reforma é que deixará de ser usado o acento diferencial como em “pára” (verbo) e “para” (preposição); “pêlo” (substantivo) e “pelo” (preposição + artigo).
6- Ditongos EI e OI→ deixam de ser acentuados nas paroxítonas, como “idéia” (que vira ideia).
7- Encontro vocálicos OO e EE→ deixam de ser acentuados em terminações como “enjôo”.
8- Hífen só aparecerá se o segundo elemento começar co <> ou com a mesma vogal do fim do prefixo. Ex: auto-hipnose // micro-ondas.
Ex: o prefixo anti só mantém o hífen antes de <> e <>. Ex: anti-humano // anti-inflamatório.
9- Acento circunflexo: não será mais usado nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos crer, dar, ler e ver. Exemplos: crêem, lêem, dêem e vêem ficarão creem, leem, deem e veem.
OBS: Outras duas mudanças: criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação, como o uso do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito dos verbos da primeira conjugação, tais como "louvámos” em oposição a "louvamos" e "amámos" em oposição a "amamos", além da eliminação do acento agudo nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia".
Professora, ficou muito legal o slide no blog...
ResponderExcluir